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Qual é o custo da inadimplência?
Você já parou para pensar que esta é uma questão que precisa estar na pauta da sua empresa? Afinal, não basta só vender. É preciso receber!
No blog post de hoje vamos entender como a inadimplência pode afetar financeiramente o seu negócio.
Cola com a gente!

O que é a inadimplência?

A inadimplência é a falta de compromisso de alguma das partes envolvidas em uma negociação. No caso de uma empresa, por exemplo, pode ser tanto por parte da empresa, quanto dos seus clientes.
É importante lembrar que as pessoas jurídicas não estão isentas de ficar com o famoso “nome sujo”. Se a sua empresa deixar de arcar com alguma obrigação, seja com fornecedores ou até mesmo com o governo federal, ela pode fazer parte dos mais de 61 mil inadimplentes do país.
Um número muito grande, né?

Quais são as consequências?
A inadimplência tem um custo, podendo trazer vários prejuízos para o seu negócio. Já pensou se grande parte do que você tem para receber se tornasse inadimplência?
A sua empresa não estaria de pé, com toda certeza!
Entre os prejuízos trazidos, estão:

  • Comprometimento do lucro: você ganha com uma venda e, em contrapartida, precisa cobrir o burado deixado pela inadimplência com o lucro da mesma. O que resta no final?
  • Quebra do fluxo de caixa: se o que você esperava era fluidez, esquece! A inadimplência faz com que o seu faturamento seja baixo. Logo, o compromisso com parceiros e fornecedores também dará uma estremecida.
  • Perda do consumidor: é preciso que haja uma boa relação entre ambas as partes. Quando um cliente deixa de arcar com seus compromissos e a cobrança não é feita da maneira correta, ele se sente intimidado e esta relação pode ficar prejudicada.

Tenho vergonha de cobrar, o que fazer?
Depois de saber os riscos que a inadimplência representa para a sua empresa, a vergonha de cobrar não pode existir. Mas caso ela persista, uma boa alternativa é ter alguém que possa lhe auxiliar neste processo. Afinal, não só a venda, mas o processo de cobrança precisa respeitar alguns critérios para que haja assertividade.

A melhor das hipóteses é a contratação de um profissional que possa fazer essa gestão de clientes inadimplentes para você, a chamada assessoria de cobrança. Neste caso, serão elaboradas estratégias levando em consideração o perfil de cada cliente. Até mesmo porque quem deve também tem os seus motivos, não é mesmo?! E você deseja que o mesmo continue a ser seu cliente.
Agora, se você mesmo for realizar esta cobrança, aí vão algumas dicas:

  1. Apresente-se;
  2. Informe o valor da dívida;
  3. Compreenda os problemas dos seus clientes;
  4. Tome cuidado com o excesso de ligações;
  5. Não seja abusivo;
  6. Tente uma negociação;

E a dica de ouro: esteja atento ao código de defesa do consumidor
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm

A Lit resolve
Na Lit, a gestão de cobranças da sua empresa é realizada com total transparência e confiança. A humanização é a conduta norteadora dos nossos processos, que tem como missão a potencialização de empresas e pessoas.
O seu processo de cobrança pode, e precisa, ser leve e assertivo!

Quer saber mais?
Acesse https://litcapital.com.br/contato/ e fale com um consultor.
Vem ser Lit!