Blog da Lit!

O Banco Central (BC) usa a Selic como uma ferramenta de controle da inflação. Por meio dela, a taxa básica de juros pode aumentar, diminuir ou se manter estável para regular a quantidade de dinheiro que está circulando no país.

Quando a meta de inflação pode ser ultrapassada, o Banco Central usa como tática para tentar conter essa alta os juros.

Como a taxa Selic é maior, há uma diminuição da pressão de alta sobre os preços no país, mas, por outro lado, quando a inflação está controlada e o governo quer incentivar a economia, ele pode reduzir a taxa Selic. As taxas de juros mais baixas estimulam o crédito e o consumo, o que, de certa forma, estimula a economia. Dessa forma, a Selic é uma forma do governo controlar a inflação no país.

Se ela está mais alta, há menos crédito no mercado, menos dinheiro circulando e a procura por produtos e serviços é menor.

Segundo especialistas, a inflação muito alta ou muito baixa prejudica o funcionamento da economia, e embora não exista um número mágico para ela, o ideal é que esteja entre 2% e 3%, ou até 5%.

As pessoas que costumam investir são cercadas por dúvidas acerca desse assunto, e é comum. A principal delas é: qual é o melhor investimento quando os juros estão altos?

A resposta é: depende.

Existe uma série de fatores que podem influenciar na sua escolha como horizonte de tempo de investimento, necessidade de liquidez, perfil de investidor, objetivos financeiros, entre outros. Mas uma coisa é certa. Quando os juros estão em alta, os investimentos em renda fixa ganham espaço.

Ao escolher uma aplicação financeira e uma taxa de juros entre as disponíveis, é importante ter em mente que a inflação causa uma diminuição no poder de compra, o que diminui o valor do dinheiro ao longo do tempo. Dessa forma, para um investimento ter um retorno efetivo, é necessário que ele renda mais do que a inflação. Se a taxa de inflação aumenta, são mais altas as chances de os investimentos não atingirem esse objetivo.

Uma dica é: Pensa bem antes de comprar e aproveite as taxas de juros a seu favor, antecipando as compras que não são tão urgentes e investindo o seu dinheiro. Assim ele rende mais e você mantém seu bolso em dia.